Imprimir
 

Após esta etapa, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados

Os primeiros profissionais com diploma estrangeiro que irão trabalhar nos municípios gaúchos dentro do Programa Mais Médicos estão sendo capacitados na Capital. Na última quarta-feira (11), os profissionais foram recepcionados na Escola de Saúde Pública, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), onde foram apresentados aos gestores dos municípios selecionados na primeira etapa do Programa, promovendo a integração com os interlocutores locais.

Neste período de acolhimento, os profissionais conhecerão hospitais e unidades de saúde, bem como serão orientados sobre como estes serviços dão suporte às unidades básicas de saúde onde irão trabalhar. Além disso, aprenderão sobre as peculiaridades da população gaúcha, como hábitos de vida e doenças mais comuns. Após esta etapa, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados, iniciando os trabalhos a partir do dia 22.

Segundo Ricardo Heinzelmann, da Coordenação da Atenção Básica de Saúde do Estado, os novos profissionais contarão também com o suporte do serviço Telesaúde/RS, que disponibiliza orientações sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de ações através de teleconsultas. Heinzelmann destaca ainda que a gestão estadual está empenhada em prestar apoio técnico aos gestores municipais, orientando sobre a chegada dos profissionais e as questões burocráticas junto ao Ministério da Saúde.


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir