Imprimir
 

Ação intitulada Silêncio em prol do bem-estar será apoiada pela EPTC

Para muitos, o silêncio é sinônimo de tranquilidade, concentração e até descanso. Mas em um ambiente hospitalar, ele é muito mais do que isso: o silêncio pode significar a cura, já que auxilia diretamente na recuperação dos pacientes. Por isso, no dia 04 de outubro, o Hospital Ernesto Dornelles com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do silêncio para o tratamento dos pacientes.

A iniciativa dessa ação educativa pretende estimular atitudes simples que contribuam para a redução do barulho, proporcionando um ambiente mais silencioso e propício para a recuperação do doente.

Faixas com a mensagem “Motorista, não buzine. Respeite os pacientes do Hospital” serão expostas e materiais informativos serão distribuídos em cada fechamento de sinaleira dos arredores do HED. A ação pretende fazer com que os motoristas pensem antes de buzinar em frente aos Hospitais, visto que o trânsito intenso de ônibus, carros e suas buzinas criam uma situação caracterizada como indutora ao estresse, o que prejudica o repouso e tarda a melhora da saúde dos pacientes.

Além da campanha externa, também serão realizadas ações internas com os colaboradores, médicos e visitantes do HED para reduzir os ruídos em relação às conversas em tom alto nos corredores, ao excesso de barulho dentro dos quartos e ao volume alto dos celulares e demais aparelhos eletrônicos.

Pesquisas comprovam os efeitos negativos da poluição sonora para as pessoas, principalmente as que estão internadas em instituições de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o barulho em hospitais não deveria passar dos 40 decibéis.

Serviço

O quê: Campanha para conscientização sobre a importância do silêncio para a recuperação dos pacientes de um Hospital.
Quando: Dia 04 de outubro, sexta-feira, das 10h às 11h, e das 14h às 15h.
Onde: Nas sinaleiras das Avenidas João Pessoa e Ipiranga (em frente ao Hospital Ernesto Dornelles.
Por que: Incentivar os motoristas para que pensem antes de buzinar em frente aos Hospitais e mobilizar a comunidade, visitantes, médicos e colaboradores para que contribuam para a redução do barulho.


Autor: Daiane Wolk
Fonte: HED

Imprimir