Imprimir
 

Câncer de boca e pescoço tem tratamento e a detecção precoce é fundamental para o sucesso e cura

O câncer de boca e pescoço entrou em discussão na sociedade quando o ator Michael Douglas anunciou a doença e atribuiu essa a uma infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), contraído, segundo o ator, à prática desprotegida de sexo oral. Para a California Dental Hygienists' Association, dentistas e higienistas dentais podem ajudar na detecção precoce do câncer de boca e pescoço.

A presidente da Associação, Nadine Lavell, ressalta que é fundamental verificar sempre a parte de trás da garganta ao escovar os dentes, pois a presença de nódulos pode indicar tumores.

Quando um nódulo é descoberto, é preciso procurar ajuda especializada para uma avaliação mais aprofundada. "A comunidade dental é a primeira linha de defesa na detecção precoce da doença, uma vez que esse tem todo conhecimento necessário para avaliar a boca e notar alterações”, explica Nadine.

Ao contrário de muitos outros procedimentos de rastreio de cânceres, não existe uma técnica invasiva para detecção de cânceres de cabeça e pescoço. A avaliação não é dolorosa; o procedimento é, relativamente, barato; e o procedimento visa procurar manchas ou lesões anormais ou suspeitas na região. Caso essas sejam encontradas, pode ser necesaria uma biopsia para análise do material.

O câncer de boca e pescoço tem tratamento e a detecção precoce é fundamental para o sucesso e cura.


Autor: UPI
Fonte: Boa Saúde

Imprimir