Imprimir
 

Hospital Moinhos de Vento e Prefeitura de Porto Alegre promovem atividade

O Hospital Moinhos de Vento e a Prefeitura de Porto Alegre estão unidos na Semana de Conscientização Contra o AVC, que ocorre de 26 de outubro a 3 de novembro. Entre as diversas atividades, destaque para o passeio ciclístico que acontece no próximo domingo (3/11), às 9h, com saída do Parcão em direção ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, ambos em Porto Alegre. Para participar, basta trazer a bike e unir-se ao grupo. O passeio será acompanhado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Na Redenção, entre 10h e 13h, serão realizadas atividades como distribuição de panfletos, informações para reconhecimento de sinais e sintomas do AVC, prevenção, tratamento e reabilitação. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte: a cada cinco minutos, um brasileiro morre em decorrência desta doença, contabilizando 100 mil mortes anuais.

O que? Passeio ciclístico da Semana da Campanha Mundial do AVC
Quando? Domingo (3/11), a partir das 9h
Onde? Concentração às 9h no Parcão. O passeio ciclístico segue até o Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre

Mais informações:
www.hospitalmoinhos.org.br
www.portoalegre.rs.gov.br/sms

Saiba mais sobre o AVC

• O AVC é definido como lesão do tecido cerebral ocasionada por interrupção do fornecimento de oxigênio e nutrientes devido à obstrução ou ruptura de vasos do cérebro. Quando ocorre obstrução, é chamado de AVC isquêmico e, quando há ruptura e sangramento, de AVC hemorrágico. O que define o diagnóstico entre AVC isquêmico e hemorrágico é o exame de imagem – normalmente, uma tomografia computadorizada.

• O AVC pode ser evitado em 90% dos casos, com hábitos saudáveis (como a prática regular de exercícios físicos, boa alimentação, baixo consumo de álcool e não fumar) e com o controle de doenças crônicas, como diabete e pressão arterial elevada.

• Saber reconhecer os indícios de um acidente neurovascular é importante para que o paciente receba atendimento imediato. Os sintomas são boca torta, dificuldade de fala, perda de força e dor de cabeça súbita.


Autor: Livia Meimes
Fonte: Fróes Berlato Associadas

Imprimir