Imprimir
 

Colocar salada em metade do prato e evitar frituras são outras boas dicas

Grande parte das pessoas costuma comer fora de casa – 30% dos brasileiros, por exemplo, faz uma refeição fora pelo menos uma vez por semana e desse grupo, 60% estão acima do peso.

Isso acontece porque nos restaurantes por quilo, as opções de comida e as variedades são sempre muito maiores do que as disponíveis em casa, o que pode levar ao exagero, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Simone Caivano no Bem Estar desta segunda-feira (11).

A primeira dica para evitar excessos é olhar todas as opções do buffet antes de se servir, como recomendou o endocrinologista Alfredo Halpern. Segundo o médico, esse hábito é bom porque às vezes a pessoa começa a pegar a comida desde o começo e depois, quando chega no fim, encontra o que mais gosta e acaba pegando a mais.

A sugestão é que o prato tenha de 300 a 400 calorias, fora a sobremesa, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.

Além disso, é preciso tomar cuidado com o tamanho do prato que costuma ser maior nesses restaurantes – a dica, portanto, é colocar comida apenas na região central e deixar as bordas livres.

Porém, não adianta preencher essa parte do prato apenas com opções calóricas - segundo a nutricionista Simone Caivano, esses buffets têm várias opções de salada e elas devem ocupar metade do prato, principalmente as folhas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, milho, ervilha, azeitona, palmito, batata palha e alimentos em conserva não são saladas e, se forem consumidos, devem ser em pequenas quantidades.

A outra metade do prato pode ter uma carne, por exemplo, mas muita gente costuma pegar mais de uma, o que é um erro, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern.

A dica é ingerir cerca de 100 gramas de carne por refeição, como recomendou a nutricionista Simone Caivano. Fora isso, é bom evitar as opções empanadas e fritas, que são muito mais calóricas.

As frituras, inclusive, são um perigo nesses restaurantes por quilo porque, apesar de serem pequenas e ocuparem pouco espaço no prato, têm um valor alto de calorias. De acordo com os especialistas, é melhor evitar os salgadinhos, os frios e também os molhos cremosos para a salada, opções que podem dobrar o valor calórico de um prato.

Depois de montar o prato, chega a hora de passar pelas sobremesas. As opções são muitas, de tortas e bolos recheados a frutas. No entanto, muita gente sente aquela necessidade de comer um doce depois do almoço e isso pode ser um perigo.

A dica dos especialistas é, se for muito necessário, pegar uma sobremesa e dividir com outras pessoas para evitar excessos. Porém, o melhor mesmo é escolher uma fruta.

Clique aqui e assista aos vídeos.


Autor: Redação
Fonte: G1 - Bem Estar

Imprimir