Imprimir
 

Dados do Ministério da Saúde apontam como principal causa de mortes dos homens as doenças isquêmicas do coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio

O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, participa nesta terça-feira, 19, do encontro “SUS: um Olhar de Perto na Saúde do Homem”. A apresentação será no auditório do Edifício Edel Trade Center, avenida Loureiro da Silva, 2011, a partir das 8h30.

Casartelli lembra que vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Apesar da maior vulnerabilidade e das altas taxas de morbimortalidade, os homens não buscam os serviços de atenção primária, procuram o sistema de saúde pela atenção ambulatorial e hospitalar, o que tem como consequência o agravo da morbidade pelo retardamento na atenção e maior custo para o sistema de saúde.

Dados do Ministério da Saúde apontam como principal causa de mortes dos homens as doenças isquêmicas do coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Ao todo, 49.128 homens faleceram por esse motivo. As doenças cerebrovasculares foram a segunda causa de morte para os homens, com 45.180 óbitos. Na sequência, estão os homicídios – 43.665. O padrão de ocorrência de mais mortes de homens do que de mulheres repete-se em todas as regiões. 


Autor: Carmem Jasper
Fonte: Portal PMPA

Imprimir