A partir desta segunda-feira (25), o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) promove uma campanha de prevenção ao câncer de próstata que deverá atingir cerca de 10 mil pessoas. O objetivo é estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença e realizar exames gratuitos. Serão 14 pontos de orientação em todo o Estado.
No HSPE, o evento acontece até a sexta-feira (29) no ambulatório de Urologia do hospital, das 7h às 19h. Não há necessidade de agendamento prévio e os servidores estaduais e seus beneficiários com 45 anos ou mais passarão por avaliação médica e terão o sangue coletado para dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).
Nos postos de atendimento do Iamspe no interior (Ceamas), as orientações serão realizadas apenas na quarta-feira (27).
Segundo o diretor do Serviço de Urologia do HSPE, Limirio Leal da Fonseca, a detecção precoce do câncer de próstata pode aumentar significativamente as chances de cura.
— O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, não havendo sintomas nos estágios iniciais da doença. Em uma fase mais avançada, o paciente pode sentir dor óssea, dificuldade para urinar, apresentar sangramentos na urina, infecções ou insuficiência renal.
Segundo registro do Instituto Nacional de Câncer em 2012, estima-se que, no Brasil, são detectados cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata por ano.