Imprimir
 

Pasta montou um centro de testes no mezanino da Rodoviária do Plano, exames são gratuitos e resultados saem em 15 minutos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal oferece à população, até o dia 29 de novembro, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. As análises podem ser feitas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) montado no primeiro andar da Rodoviária do Plano Piloto. O atendimento é gratuito e ocorre das 7h às 9h. O resultado dos exames saem em 15 minutos.

Segundo a Secretaria de Saúde, todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o GDF, os tratamentos disponíveis na rede pública de saúde são eficientes e garantem qualidade de vida às pessoas que vivem com o vírus HIV.

"A oferta de testagem, principalmente com a utilização dos testes rápidos, aumenta a capacidade de realizar diagnóstico precoce, o que traz menos prejuízo à saúde do portador da doença", afirma o gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sérgio Dávila.

De acordo com o GDF, até o próximo domingo (1º) serão promovidas várias atividades educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, voltadas para profissionais da área de saúde e para a população.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que o Distrito Federal ocupa o 25° lugar na infecção por HIV entre capitais brasileiras, com um coeficiente de incidência média de 18 casos de Aids por 100 mil habitantes. Desde a identificação da primeira ocorrência, em 1985, já foram notificados mais de oito mil casos de contaminação, segundo o GDF.

As regiões do DF com maior número de casos da Aids entre 2008 e 2012 são Estrutural, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Cruzeiro, Asa Sul, Asa Norte, Candangolândia, Lago Sul, Guará e São Sebastião.


Autor: Redação Brasília
Fonte: G1 - Ciência e Saúde

Imprimir