Imprimir
 

Inaugurado em agosto, programa de cirurgia robótica do HCPA já contabiliza 16 procedimentos

No dia 20 de novembro o programa de cirurgia robótica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) ganhou mais uma modalidade com a realização das primeiras cirurgias ginecológicas. Sob a coordenação do professor José Geraldo Lopes Ramos, os dois procedimentos foram bem sucedidos e as pacientes tiveram boa evolução no pós-operatório. Dessa forma, o programa chegou ao total de 16 procedimentos.

Segundo Ramos, foram realizadas duas histerectomias. O procedimento foi indicado às pacientes porque elas apresentavam intenso sangramento uterino, aumento de volume do útero e obesidade. “Com 18 horas de pós-operatório, as pacientes tiveram alta hospitalar e apresentaram uma quantidade de sangramento muito abaixo do esperado, especialmente por serem pacientes com uma morbidade cirúrgica aumentada por causa da obesidade”, explicou o professor. Outras cirurgias propostas, para a ginecologia, serão a miomectomia, a dissecção de linfonodos e a sacropromontofixação para os prolapsos de parede vaginal.

As operações do programa de cirurgia robótica iniciaram em agosto deste ano e a primeira cirurgia do robô Da Vinci foi realizada em um paciente com câncer de próstata. O total de investimento foi de R$ 7 milhões e o equipamento será utilizado também no treinamento de acadêmicos de medicina e médicos residentes. Nesses primeiros seis meses, o robô será utilizado em cirurgias urológicas e ginecológicas. Ao longo de dois anos e meio, novas modalidades irão sendo introduzidas, como as cirurgias geral, digestiva, proctológica, torácica e cardíaca.


Autor: Camila Schäfer
Fonte: HCPA

Imprimir