Imprimir
 

Software considera fatores como a forma do corpo da mãe e o posicionamento do bebê, fornecendo previsões específicas para cada trabalho de parto

Um simulador de parto virtual promete ajudar profissionais de saúde a escolherem o tipo mais adequado de parto para cada caso. O software pretende ajudar na prevenção de complicações em partos de risco.

O simulador considera fatores como a forma do corpo da mãe e o posicionamento do bebê, fornecendo previsões específicas para cada trabalho de parto. Além disso, consideram a força da mãe ajudando na saída do bebê. O programa inclui, ainda, mãos virtuais interagindo com a cabeça do bebê.

Desenvolvido na Universidade East Anglia, no Reino Unido, o modelo utilizou gráficos 3D para simular a sequência de movimentos que ocorre durante um parto pela pelve. Com isso, os pesquisadores acreditam que os médicos serão capazes de analisar diferentes cenários adequados tanto para a mãe quanto para o bebê.

Os dados são inseridos no simulador através de imagens de ultra-som e recriam um modelo geométrico do crânio e corpo do bebe em 3D, bem como do corpo e pelve da mãe.

Para os pesquisadores, essa simulação será específica para cada paciente, e o profissional responsável pelo parto poderá visualizar como esse ocorrerá antes que aconteça de fato. Contudo, eles destacam que o parto natural é muito mais complicado, mas o modelo virtual pode ajudar a optar pela melhor forma de parto, como, por exemplo, uma cesariana.


Autor: Diário da Saúde
Fonte: Boa Saúde

Imprimir