Imprimir
 

Para combater epidemia, secretário aposta em vacina que será desenvolvida em sete anos

A epidemia de dengue fez mais vítimas em Minas Gerais de janeiro a novembro de 2013 do que em todo o período entre 2008 e 2012. A doença contaminou 341.328 pessoas - no acumulado entre 2008 e 2012, foram 339.936 mil registros. A dengue matou 110 pessoas no Estado em 2013.

Em balanço das ações da área da saúde divulgadas na última quarta-feira (11), o secretário Antônio Jorge afirmou que o combate à doença só será possível com a aplicação de uma vacina que deve levar até sete anos para ser desenvolvida. Ele confirma que os estudos clínicos para aplicação da vacina ainda nem começaram, o que indica que a contaminação por dengeu pode persistir no Estado até o fim da década.

O secretário estadual apontou o aparecimento da dengue tipo 4 e o alto índice de transmissão no inverno para o registro da epidemia.

Como 80% dos focos de dengue estão dentro das casas, Antonio Jorge destaca a importância de cada pessoa em manter as residências livres de focos da doença, evitando deixar água acumulada em quintais, pneus e vasos de plantas, por exemplo.


Autor: Redação
Fonte: R7 - Saúde

Imprimir