Imprimir
 

Ao tomar vacina você tem uma diminuição muito grande na chance de adquirir doença, mas devem permanecer alguns cuidados

A meningite é uma infecção causada por bactéria ou vírus que consegue vencer as defesas do organismo e ataca as membranas que protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Porém, se o diagnóstico for rápido será possível evitar sequelas, como por exemplo, amputação de membros.

O exame que garante um diagnóstico preciso é o exame do líquor. O líquor é encontrado na medula e é retirado por meio de uma punção. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

Atualmente o sistema público de saúde só disponibiliza a vacina para o tipo C da doença, o tipo A só está disponível nas redes privadas. Segundo o pediatra Marcelo Reibscheid, nenhuma vacina protege 100% contra as doenças.

— Ao tomar a vacina você tem uma diminuição muito grande na chance de adquirir a doença, mas devem permanecer os cuidados com uma boa alimentação e uma higiene adequada.

As chances de contração da doença são maiores durante a infância e a velhice, pois o organismo ou está imaturo, no caso das crianças, ou está enfraquecido, no caso dos idosos.


Autor: Redação
Fonte: R7 - Saúde

Imprimir