Imprimir
 

Saiba quais são os alimentos mais indicados para uma vida mais saudável

 


Uma boa caminhada no parque e exercícios físicos para combater o estresse são recomendações dos médicos para enfrentar o colesterol.

Reduzir o nível de colesterol ou evitar que ele se torne um problema exige na maioria das vezes uma mudança nos hábitos alimentares. Um bom lugar pra gente falar sobre isso é o supermercado. A nutricionista Louise Saliba vai mostrar como escolher os alimentos mais indicados na hora da compra.

A primeira dica é: leia com atenção os rótulos das embalagens. “Você tem que ver se este produto não tem gordura trans. Mas se você procurar na lista de ingredientes, você tem que localizar se tem gordura vegetal hidrogenada, que é a mesma coisa. Por exemplo, as bolachas, os bolos, os salgadinhos”, explica Louise Saliba, nutricionista.

Atenção com o leite e os derivados. “Limitar o consumo dos queijos amarelos, que são ricos em gordura saturada”, diz ela.

A dieta anti-colesterol deve ser rica em sabor, além de bem variada. “As pessoas podem procurar pelas frutas de coloração vermelha, alaranjada, roxas, como uvas, ameixas, maçãs, que são as frutas ricas em antioxidantes, que protegem as artérias do colesterol ruim”, explica.

Nesse cardápio não podem faltar as proteínas. “A proteína de soja tem efeito protetor também, pode ser preparada como se fosse uma carne moída, temperada, para substituir a carne vermelha, intercalando três vezes por semana”, garante.

E uma receita de um bom café da manhã, à base de cereais. “O farelo de aveia pode e deve ser parte do dia a dia. Pode misturar com frutas, iogurte desnatado, ou preparar uma vitamina. O mesmo acontece com a linhaça, que tem ômega 3, só que é preciso triturar a linhaça. Quando a gente aumenta a quantidade de fibras precisa também aumentar a quantidade de água, até pro corpo ir se habituando, ter um processamento”, explica Louise Saliba, nutricionista.


Autor: Jornal Hoje
Fonte: G1

Imprimir