Imprimir
 

Vacinação de crianças é de suma importância, especialmente as menores de 5 anos

Com a chegada do outono e as constantes mudanças climáticas, é comum que crianças fiquem mais propensas a gripes e resfriados. Pensando nisso, o Ministério da Saúde já anunciou sua campanha de vacinação 2014, que acontece de 22 de abril a 9 de maio, e afirmou que são esperados 27% mais atendimentos nos postos de vacinação, uma vez que a faixa etária aumentou de 6 meses para 5 anos de idade, em comparação ao ano passado, quando a idade limite era de 2 anos.

O objetivo da campanha é oferecer prevenção contra três tipos do vírus influenza: o B, o H1N1 e o H3N2. A vacinação de crianças é de suma importância, especialmente as menores de 5 anos, idade em que nos últimos anos, vêm sendo observadas taxas de internações similares às dos idosos. Para isso, o Ministério da Saúde deseja distribuir 53,5 milhões de doses em todo o país. O infectologista do Hospital Infantil Sabará, Marco Aurélio Safadi, reforça que “é importante que os pais fiquem atentos às datas, já que as vacinas devem idealmente ser aplicadas neste período, porque é na época do outono e do inverno que acontecem as maiores taxas de notificação de casos da gripe.” Safadi ainda reforça que “a vacinação contra a gripe é a estratégia mais eficaz e segura para o combate à doença e suas complicações.”

A vacinação é gratuita para os que se enquadram nesta faixa etária e no chamado grupo prioritário, que são gestantes e mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas com doenças crônicas - mediante prescrição médica -, profissionais da saúde, população carcerária, idosos, indígenas, obesos, diabéticos, quem recebeu transplante e pessoas com algum tipo de imunossupressão. As crianças de até oito anos que ainda não foram vacinadas, devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. É possível encontrar a vacina nas unidades de saúde da rede publica do País.

Mais informações:

www.hospitalinfantilsabara.org.br.
saudeinfantil.blog.br.


Autor: Laura Fonseca
Fonte: Grupo CDI

Imprimir