Imprimir
 

Osmar Terra e ministro da Saúde participam de discussão sobre a gripe A

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, participou na manhã da última quinta-feira (13), junto com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do Painel RBS, sobre a Gripe A (H1N1). O secretário respondeu as questões dos jornalistas e da população, que enviou mensagens por e-mail.

"A gripe que ocorre no Estado é sempre rigorosa devido ao inverno. Aqui há um grande número de pessoas que já possuem problemas pulmonares", explicou Terra. O secretário afirmou que, no início de setembro, os casos da doença tendem a diminuir gradativamente. Osmar Terra, também falou que a matéria- prima importada dos Estados Unidos e insumos para o exame da nova gripe já está no Laboratório Central do Estado (Lacen). O laboratório terá uma capacidade operacional que vai permitir a realização de 50 exames diários.

O secretário explicou a retomada das aulas agora, no pico da disseminação da doença. Ele considerou que a interrupção serve para que haja uma melhor preparação da infraestrutura de saúde, e não para evitar o contágio entre os estudantes. "Tem regiões (do RS) em que (os casos) estão diminuindo, em outras, aumentando. A gripe vai se espalhar independentemente de as aulas estarem suspensas ou não. A partir da semana que vem teremos uma rede mais preparada para enfrentar a doença", explicou.

Atualmente, 600 pessoas estão internadas com suspeita de gripe A e 100 estão em UTIs no Estado. Totalizando 55 mortes no RS pela doença; 70% dos casos estão relacionados com co-morbidades (diabetes, hipertensão arterial, obesidade e gravidez).

O medicamento Tamiflu, antiviral indicado pela organização Mundial da Saúde no tratamento da gripe A H1N1, está disponível nos 496 municípios do Rio Grande do Sul. É distribuído pelas secretarias municipais de Saúde, de acordo com as peculariedades e possibilidades locais, seguindo os termos dos protocolos nacional e estadual. A Secretaria Estadual da Saúde faz a entrega, por intermédio das Coordenadorias Regionais de Saúde, para os municípios de acordo com o consumo, o que é verificado através das justificativas de uso e planilhas de controle.
 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir