Imprimir
 

Andres Lozano foi pioneiro em técnica que hoje é adotada no HCPA, único hospital do Sul que a oferece para pacientes do SUS

Um dos maiores especialistas do mundo em doença de Parkinson visitará o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no próximo dia 7. Andres Lozano, professor de neurocirurgia de Toronto (Canadá), foi pioneiro no uso de estimulação cerebral profunda para tratamento de diversas doenças, entre elas o Parkinson. Esse tipo de cirurgia também é realizado no HCPA, único hospital da região Sul que oferece o procedimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica é a mais recente e eficaz para o tratamento da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente e reduzindo a utilização de medicamentos. Além da palestra que o canadense ministrará no dia 7, ele também acompanhará uma cirurgia no hospital, no mesmo dia. O objetivo é a troca de experiências entre os profissionais.

Graças à parceria firmada há um ano e meio entre HCPA e Secretaria Estadual de Saúde, mais de 20 pacientes do SUS com doença de Parkinson puderam se beneficiar da cirurgia de implante de estimulador cerebral profundo somente em 2013. Com isto, o hospital se equiparou aos melhores centros mundiais de tratamento da doença. De acordo com o coordenador da equipe de Neurocirurgia do Clínicas, Ápio Cláudio Martins Antunes, foram contempladas 12 cirurgias por ano por meio desta parceria, mas este número poderá ser duplicado.

A grande contribuição da equipe de Lozano é que ela mapeou as áreas do cérebro humano e foi pioneira em abordagens cirúrgicas inovadoras para doenças como a de Parkinson, a depressão, a anorexia, e o Alzheimer. O neurocirurgião canadense tem mais de 400 publicações, já recebeu uma série de prêmios e é membro fundador do conselho consultivo científico da Fundação Michael J. Fox.

Serviço

O quê: palestra Neuromodulação cerebral: como modificar circuitos cerebrais mal-funcionantes?
Quem: Andres Lozano, professor de neurocirurgia da Universidade de Toronto (Canadá)
Quando: 7 de maio às 11h30, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Autor: Camila Schäfer
Fonte: HCPA

Imprimir