Imprimir
 

Termo traduz alto índice de morbidade e mortalidade produzido pelo ato de dirigir sob efeito de drogas, associado ao trauma decorrente de acidentes

O cotidiano das grandes cidades, sempre muito atribulado, reflete cada vez mais em um trânsito caótico, que por sua vez gera acidentes e mortes. Isso impacta diretamente no dia-a-dia dos hospitais e profissionais de saúde, que recebem estes pacientes. É com o objetivo de debater situações desse tipo que o próximo Grand Round, que acontece no dia 21, tem como tema Guerra Urbana. De acordo com o coordenador do evento, professor James Fleck, o termo traduz o alto índice de morbidade e mortalidade produzido pelo ato de dirigir sob o efeito de drogas, associado ao trauma decorrente de acidentes.

Para falar sobre o assunto, foram convidados profissionais especializados em psiquiatria de adição, ortopedia e bioética. Flavio Pechansky, chefe do Serviço de Psiquiatria de Adição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), falará sobre o ato de dirigir sob o efeito de drogas. Segundo ele, o termo Guerra Urbana traduz, de certa forma, a insegurança no trânsito, que produz uma sensação de guerra e de “auto-defesa” nas pessoas. “Não é possível que em pleno século XXI, e com as tecnologias e leis avançadas sobre a questão de segurança viária, ainda estejamos aumentando nossos índices de letalidade por incompetência e inépcia dos responsáveis pelas políticas públicas. Vemos, por exemplo, motoristas reincidentes dirigindo enquanto seus processos são julgados. Debater estas questões com profissionais de saúde é uma forma de aumentar o conhecimento na área”, afirmou Pechansky.

Para falar sobre o tema Agressão e Trauma, foi convidado o professor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HCPA, Carlos Alberto Souza Macedo. E, para orientar o comportamento dos médicos frente a esta realidade adversa foi convidado o coordenador do Programa de Atenção aos Problemas de Bioética do HCPA, Carlos Fernando de Magalhães Francesconi.

O Grand Round acontece no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque do HCPA (Ramiro Barcelos, 2.350, 2º andar), das 11h30 às 12h30. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrições prévias. Mais informações pelo telefone (51) 3359.8090.


Autor: Camila Schäfer
Fonte: HCPA

Imprimir