Imprimir
 

Curso no Clínicas aborda a doença sob diversos aspectos

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente a capacidade de linguagem e interação social. Aproximadamente 1% da população possui a doença, que ainda não tem causa definida e nem forma única de tratamento. Ter um familiar ou pessoa próxima com autismo pode representar um fator de desequilíbrio para a família ou círculo social, especialmente por causa da dificuldade de comunicação. Por isso, quem convive com o autista também precisa de atendimento e orientação, que devem ser passados por profissionais capacitados.

É com este objetivo que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) promove nos dias 23 e 24 de maio o curso Autismo: abordagem transdisciplinar e translacional, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque. Os tópicos abordados vão desde a situação do autismo no Brasil até métodos, abordagens e estratégias para a doença. Entre os palestrantes convidados estão Carlos Gadia e Marlene Sotelo, da Universidade de Miami (EUA). Marlene fará quatro palestras: "Método TEACCH", "Estratégias para melhorar a sociabilidade na adolescência", "Promoção da independência e aprendizado no dia-a-dia" e "Adaptação curricular e de materiais de aprendizado". Jorge Garcia, da Universidade Carlos II (Espanha), falará sobre um aplicativo para comunicação. Entre os palestrantes brasileiros estão Aline Kabarite (Instituto Priorit/RJ), Maria Carolina Martone (Núcleo Paradigma/SP) e os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Rudimar Riesgo, Gustavo Gattino, Newra Rotta e Carmen Gottfried.

Podem participar do curso pais de crianças autistas, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação. A carga horária é de 20h/aula e as vagas já foram preenchidas, mas os interessados ainda podem se inscrever para assistir a transmissão simultânea do curso, que acontecerá no Auditório José Baldi. Informações e inscrições pelo site www.fundacaomedicars.org.br ou pelo fone 3332.6840.

Serviço:

O quê: curso Autismo: abordagem transdisciplinar e translacional
Quando: 23 e 24 de maio
Onde: Anfiteatro Carlos César de Albuquerque com transmissão simultânea para Auditório José Baldi.


Autor: Camila Schäfer
Fonte: HCPA

Imprimir