Imprimir
 

Doença atinge hoje 2% dos brasileiros, chegando a dobrar acima dos 40 anos e a triplicar após os 70

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Para reduzir o número de pessoas prejudicadas pela doença, nesta segunda-feira (26.05) se comemora o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – HBO - apoia a iniciativa da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), que realiza em todo o país um trabalho de conscientização junto à população brasileira no combate à cegueira causada por esta patologia.

A data foi criada com a finalidade de chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, tanto por parte dos homens quanto das mulheres. Este ano, a campanha “Cuidado Com o Glaucoma” segue alertando o público para a importância do diagnóstico precoce do glaucoma, doença que não tem cura, mas que pode ser controlada. O tema escolhido aproveita o clima da Copa do Mundo e foi batizado com o nome de “Entre em Campo Contra o Glaucoma”. Cafu, o eterno capitão do pentacampeonato, o goleiro Marcos e o time de futebol paraolímpico vestiram a camisa da campanha.

Causado em geral pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma pode ser detectado por meio de exames específicos conduzidos pelos médicos oftalmologistas. São exames simples e que causam pouco desconforto. “Existe a possibilidade da doença não ser evitada, mas o diagnóstico precoce é desejável para evitar a perda de visão. O recomendado são consultas anuais com o oftalmologista; para suspeitas, as consultas são recomendadas de 6 a 12 meses ou conforme a sugestão do médico”, alerta a oftalmologista do corpo clínico do HBO, Cristiane Magno Nunes.

O glaucoma atinge hoje 2% dos brasileiros (cerca de 1 milhão de pessoas), chegando a dobrar acima dos 40 anos e a triplicar após os 70. A patologia já provocou a cegueira em 7 milhões de pessoas no mundo todo, e atualmente 120 milhões de pessoas sofrem da doença.

Crédito da foto: SBG/Divulgação.


Autor: Giuliano Mendes
Fonte: Amorim Comunicação

Imprimir