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Em 15 dias de operação, instituição já realizou aproximadamente 4,6 mil atendimentos adultos e pediátricos

O serviço de emergência do Hospital Restinga e Extremo-Sul, que abriu as portas oficialmente na noite de 30 de junho, prioriza os casos de urgência e de emergência. Em 15 dias de operação, a instituição já realizou aproximadamente 4,6 mil atendimentos adultos e pediátricos. Do total, apenas cerca de 30% dos casos foram classificados como vermelho, laranja ou amarelo. São as situações consideradas de maior gravidade, onde o paciente necessita receber atendimento imediato. Os 70% restantes foram classificados como verdes e azuis - considerados de menor gravidade, onde o atendimento pode ser feito nos Postos de Saúde. Isso faz com que as salas de observação, adulto e pediátrica, que contam com 25 leitos, fiquem constantemente lotadas.

Além disso, os números mostram que a média de atendimentos realizados por dia chegou a 300 pessoas. E, do total de atendimentos realizados no período, cerca de 73 pacientes necessitaram de internação no próprio Hospital Restinga e Extremo-Sul e outros foram referenciados para hospitais de maior complexidade. A instituição também conta com equipamentos de tomografia e raio-X digitais, com os quais já realizou mais de 600 exames desde o início das operações.

O Hospital faz parte de um projeto que prevê um Sistema Regional de Saúde capaz de atender os 110 mil moradores dos bairros Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol. Quando estiver em pleno funcionamento, deverá atender 1.000 pacientes por dia.


Autor: Rosângela Garcia
Fonte: Fróes Berlato Associadas

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