Imprimir
 

No Rio Grande do Sul, a porcentagem de pessoas com mais de 65 anos, que era de 7% em 2000, deverá saltar para 18,4% em 2030

O envelhecimento da população brasileira é notável. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em menos de 40 anos, 30% da população será formada por idosos. No Rio Grande do Sul, a porcentagem de pessoas com mais de 65 anos, que era de 7% em 2000, deverá saltar para 18,4% em 2030. Essa mudança no perfil da população também está sendo percebida no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). “Atualmente, mais da metade dos pacientes do hospital que estão na internação clínica e cirúrgica são idosos. Isso dá uma ideia da magnitude do que estamos falando. Precisamos saber como lidar com estes pacientes”, disse o professor do Serviço de Medicina Interna do HCPA Emilio Moriguchi.

Foi pensando no atendimento às pessoas com mais de 60 anos que o tema do próximo Grand Round, encontro científico semanal do HCPA, será “Saúde do idoso”. A primeira palestra, com o professor Moriguchi, será sobre A epidemiologia do envelhecimento e seu impacto nos serviços de saúde. A segunda, intitulada O idoso frágil e hospitalizado: um problema de saúde pública, será ministrada por Renato Bandeira de Mello, também professor do Serviço de Medicina Interna. Os debatedores dessa edição do evento serão Carlos Roberto Galia, médico do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HCPA e Roberta Rigo Dalla Corte, professora do Departamento de Medicina Interna da Ufrgs.

O Grand Round acontece no dia 13 de agosto, das 11h30 às 12h30, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrições prévias. Mais informações pelo telefone (51) 3359.8090.


Autor: Redação
Fonte: HCPA

Imprimir