Imprimir
 

Técnica de diagnosticar doenças e/ou defeitos genéticos, sequenciando o DNA contido em uma ou duas células do embrião já salvou a vida de muitos irmãozinhos mais velhos

Uma técnica da Genética Reprodutiva que chama a atenção da opinião pública, quer pelos verdadeiros milagres que vem operando, quer pela polêmica que cerca o assunto.

A técnica de diagnosticar doenças e/ou defeitos genéticos, sequenciando o DNA contido em uma ou duas células do embrião já salvou a vida de muitos irmãozinhos mais velhos. No primeiro caso brasileiro, Maria Clara nasceu para garantir o tratamento (e a cura!) de sua irmãzinha Maria Vitória, que sofria de Talassemia Major – doença genética que afeta o sangue. (Esta matéria da Folha de São Paulo esclarece bem o assunto: Bebê gerada após seleção genética doa medula a irmã).

O Prof. Dr. Ciro Martinhago, de São Paulo, diretor da Chromosome Medicina Genômica, que fez o diagnóstico genético pré-implantacional de Maria Vitória e já tem mais de 35 casos semelhantes, alerta para o dilema ético: “Antes de quaisquer procedimentos, precisamos esclarecer com o casal, na consulta de Aconselhamento Genético, as razões pelas quais querem outro filho. É preciso descartar a hipótese de um nascimento utilitário, uma criança que vem ao mundo apenas para servir de ferramenta terapêutica para o irmão mais velho”.

No dia 20 de agosto, a biomédica Ana Carolina Nogueira e a bióloga Kalina Endo, que fazem parte da equipe do laboratório Chromosome, falarão do assunto no curso de Diagnóstico Genético Pré-Implantacional, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que será realizado nos dias 20 a 23 de agosto, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Dentro do curso, haverá a palestra ‘Translocação e Alterações no Cariótipo’, além da exposição de pôsteres eletrônicos sobre os temas ‘Screening Genético Pré-Implantacional em Embriões Biopsiados em Blatocistos por PCR Fluorescente Quantitativa (QF-PCR)’ e ‘Análise dos 24 Cromossomos em Blastocistos Humanos Utilizando Next Generation Sequencing (NGS)’.

Mais informações sobre o evento: http://sbra2014.com.br.

Dr.Ciro Martinhago:

http://lattes.cnpq.br/5650852956005080

Doutor em Genética Reprodutiva pela UNESP de Botucatu. Tem grande experiência na área de Genética, atuando principalmente em: diagnóstico genético pré-implantacional, diagnóstico pré-natal não invasivo e genética da infertilidade.

Martinhago é pesquisador do CNPq, diretor da Chromosome Medicina Genômica e membro da equipe de genética do Hospital Albert Einstein. É bastante conhecido pela opinião pública por ter realizado a seleção de embriões que resultaram em bebês nascidos para salvar a vida de irmãos mais velhos.

Sobre a Chromosome Medicina Genômica

http://www.chromosome.com.br

Uma clínica de Aconselhamento Genético e laboratório de genética humana, equipado com a mais moderna tecnologia para fazer o sequenciamento do genoma humano, além de testes específicos, como painéis genéticos por especialidades clínicas e/ou doenças específicas, como o câncer.

A empresa fica em São Paulo e é capaz de atender a demanda de testes genéticos em todo o território nacional e exterior, pois as amostras de sangue ou saliva podem ser enviadas por fedex/sedex.


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir