Imprimir
 

Ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, quando a vacinação foi feita nas escolas, agora ocorrerá principalmente nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre na segunda-feira, 1º de setembro, a segunda etapa de vacinação contra o HPV (Papiloma Virus Humano), um dos principais causadores do câncer de colo de útero. É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a segunda maior causa de mortalidade por câncer entre elas. A vacinação será destinada às 27 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos que receberam a primeira dose, aplicada de 10 de março a 10 de abril deste ano em Porto Alegre.

A segunda dose é fundamental, pois aumenta a resposta imunológica contra as verrugas genitais e o próprio câncer de colo de útero. O objetivo é proteger meninas que ainda não iniciaram vida sexual, sem no entanto excluir as que já começaram.

Ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, quando a vacinação foi feita nas escolas, agora ocorrerá principalmente nas unidades de saúde do município. As meninas devem procurar a unidade mais próxima de suas escolas ou residências. Porém, considerando que Porto Alegre adotou a estratégia mista de vacinação, em algumas regiões da cidade, como a Lomba do Pinheiro, a vacinação ainda acontecerá nas escolas.

A SMS salienta que é muito importante que as meninas levem o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente, onde foi registrada a primeira dose. Haverá ainda uma terceira etapa de vacinação, mas somente cinco anos após a primeira dose. Em 2015, o calendário nacional prevê a vacinação em meninas de 9 a 11 anos, aumentando ainda mais a cobertura de proteção.


Autor: Ricardo Azeredo
Fonte: PMPA

Imprimir