Imprimir
 

Procedimento será nesta segunda-feira, dia 22, com participação de especialista do Sírio-Libanês

O Hospital Universitário de Canoas (HU) realizará nesta segunda-feira, dia 22, uma neurocirurgia para ressecção de um tumor cerebral em um paciente que permanecerá acordado durante boa parte do procedimento. O neurocirurgião Luiz Carlos Brasiliano Ferreira explica que o paciente, um homem de 40 anos, tem um tumor localizado na área do cérebro responsável pela fala e que poderia comprometer a fala e também movimentos. Ele permanecerá acordado na maior parte do tempo da operação porque há necessidade de respostas a alguns estímulos.

O procedimento terá a participação do neurocirurgião Marcos Vinicius Calfati Maldaun, do Hospital Sírio-Libanês, que estará em Canoas a convite de Ferreira. O médico do HU está fazendo especialização no hospital paulista e comentou sobre o caso com Maldaun, que manifestou interesse em acompanhar. A neurocirurgia não é inédita, mas será feita pela primeira vez em Canoas. A operação de alta complexidade está marcada para as 9h e deve se prolongar até as13h. O procedimento começa com anestesia geral e depois a sedação é superficializada e o paciente fica acordado com monitorização neurofisiológica, estimulação cortical e mapeamento cerebral.

O Hospital Universitário (HU) está sob a administração do Sistema de Saúde Mãe de Deus desde janeiro de 2011, por meio de contrato com a Prefeitura Municipal de Canoas. O atendimento ao paciente, incluindo a cirurgia, é todo feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir