Imprimir
 

Posse do Dr. Newton Barros acontece nesta quarta-feira (1), em Brasília

O diretor técnico do Instituto de Medicina Preventiva do Hospital Mãe de Deus, Dr. Newton Barros, assume nesta quarta-feira (1º/10) sua vaga no Conselho Federal de Medicina (CFM). A cerimônia de posse ocorrerá no Auditório da Associação Médica de Brasília (AMBr), reunindo os 56 integrantes da nova composição que irá atuar até 2019.

Completando 40 anos de atuação na medicina, Dr. Barros foi um dos dois indicados da Associação Médica Brasileira para integrar o órgão federal. Ele se juntará a outros dois representantes gaúchos eleitos – cada estado brasileiro elege dois representantes. Com o slogan "Defendendo Princípios e Aperfeiçoando Práticas", os novos membros chegam ao CFM para integrar as atividades que discutem questões relevantes do setor, como a ética profissional e a defesa do interesse da saúde da população. O conselho federal é uma autarquia que atua de forma independente, emitindo resoluções com força legal visando as melhores práticas na saúde brasileira.

“Assumir esta vaga no Conselho Federal de Medicina é muito importante pela representatividade, visto que atualmente há 400 mil médicos em atuação no país. Assim, levo entre as minhas prioridades a discussão pela qualificação da medicina, o que envolve a necessidade de um plano de carreira para os médicos na saúde pública e a proliferação indiscriminada de faculdades”, comenta Dr. Barros. Ainda avalia a indicação como reconhecimento à sua carreira e à participação em várias entidades da área.

Em outubro, Dr. Barros encerra seu mandato como vice-presidente da Associação Médica Brasileira. Especialista em medicina interna, tratamento da dor e medicina paliativa, o médico do Hospital Mãe de Deus também presidiu a AMRIGS e é conselheiro do CREMERS desde 2002. Seu mandato no Conselho Federal de Medicina será de 5 anos e a posse da nova composição da entidade ocorre paralelo ao Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Medicina, que vai de 1º a 2 de outubro.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir