Imprimir
 

Stephen Stefani estará em outubro nos Estados Unidos, para evento que integra um programa de atualização de profissionais da imprensa sobre novos medicamentos

Oncologista do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, e presidente do capítulo brasileiro da International Society of Pharmaceoconomics and Outcome Research (ISPOR), Stephen Stefani estará em outubro em Boston, nos Estados Unidos, para palestrar a um grupo de jornalistas da América Latina sobre novas drogas contra o câncer. O evento faz parte do programa de atualização de profissionais da imprensa sobre novos medicamentos, e promovido pela empresa Global Professional Engagement.

Durante a reunião, serão abordados temas como novas classes de drogas. As mais recentemente descritas atuam bloqueando um mecanismo de camuflagem usado por células cancerosas para se esconderem do sistema imunológico do paciente. Esta nova geração de imunoterapia, conhecida como anti PD-1, permite que o sistema de defesa do corpo “encontre” e “mate” o tumor, destaque em congressos internacionais sobre câncer.

Duas drogas dessa nova geração já estão em uso. A FDA, órgão norte-americano que regula medicamentos, já aprovou o pembrolizumabe para tratamento de melanoma e o Japão também aprovou o nivolumabe, uma similar. Ambos têm como alvo a proteína PD-1 que aparece na superfície das células de defesa e impede uma reação contra o tumor. Com a nova geração de imunoterápicos, o organismo passa a reconhecer e atacar o câncer como invasor.


Autor: Redação
Fonte: Moglia

Imprimir