Imprimir
 

Primeiro caso brasileiro de seleção embrionária compatível imunologicamente para doação de células tronco está entre os três melhores da categoria

Este ano, Maria Vitória e sua família receberam a notícia de que ela está curada da doença Talassemia Major, um problema hereditário que afeta a formação das células do sangue. Não serão mais necessárias as transfusões de sangue a cada 20 dias e outras tantas medidas terapêuticas para mantê-la viva. As células tronco de sua irmãzinha, Maria Clara, obtidas do cordão umbilical e da doação de medula, trouxeram a cura da doença e a imensa alegria para a família.

Este caso é estudo científico que foi inscrito no Prêmio Saúde de Jornalismo de 2014, promovido pela revista Saúde É Vital, da Editora Abril. O corpo de jurados, formado por 90 renomados doutores em medicina, analisou 427 trabalhos científicos. Dr. Ciro está qualificado como finalista na categoria Saúde e Prevenção.

O trabalho “Diagnóstico Pré-implantacional para Beta talassemia combinado com compatibilidade HLA: nascimento do primeiro “irmão salvador” após seleção embrionária no Brasil” está entre os 21 finalistas. O caso foi realizado pelo laboratório de genética Chromosome Medicina Genômica e pela clínica de fertilização assistida Fertility, dirigidos pelo Prof. Dr. Ciro Martinhago e pelo Dr. Edson Borges, respectivamente.

Na próxima fase seletiva, haverá a participação do público, que poderá votar no melhor trabalho, acessando www.premiosaude.com.br/finalistas, a partir de hoje.

Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de novembro, no Teatro Tomie Ohtake, em São Paulo, a partir das 19 horas, na cerimônia de encerramento do Prêmio Saúde 2014.


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir