Imprimir
 

Iniciativa visa conscientização da sociedade sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença

O Hospital Moinhos de Vento, inserido no movimento Outubro Rosa, recebeu iluminação cor-de-rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama. A iniciativa visa a conscientização da sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de até 95%.

O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença. Em Porto Alegre são 125 novos casos em 100 mil mulheres a cada ano. A chefe do Serviço Médico de Mastologia e Coordenadora do Núcleo Mama Moinhos e Núcleo Mama Porto Alegre do Hospital Moinhos de Vento, idealizadora da pesquisa nacional sobre a Lei dos 60 dias, Maira Caleffi, ressalta que a tendência é de que esses números cresçam ainda mais. “A obesidade e a expectativa de vida maior deve provocar um aumento nos casos do câncer de mama”, afirma a mastologista.

Neste mês, o Núcleo Mama Porto Alegre foi premiado no Top Cidadania 2014 - categoria Instituição sem Fins Lucrativos. A distinção é uma das mais importantes na área de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Entre 2004 e 2014 o Núcleo Mama Porto Alegre do Hospital Moinhos de Vento atuou com foco na detecção precoce e tratamento do câncer de mama de forma multidisciplinar e ativa, tendo, em mais de 35 mil atendimentos e 18 mil mamografias, diagnosticados 94 casos de câncer de mama. Estes apresentaram uma taxa de óbito de apenas 8,5%, nos 10 anos em que o NMPOA vem promovendo cuidado e mudança de cultura a uma grande população feminina de baixa renda.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir