Imprimir
 

Devido à trajetória de sua carreira e a seu trabalho junto das populações isoladas da Amazônia, médico é o primeiro brasileiro a ser reconhecido pela Academia Americana de Oftalmologia

Reconhecidos como um dos mais respeitados oftalmologistas brasileiros, Dr. Rubens Belfort Junior, professor titular da oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / Hospital São Paulo), será o primeiro brasileiro a receber o prêmio Heróis da Visão, da Academia Americana de Oftalmologia, na categoria Prêmio Internacional de Prevenção da Cegueira de 2014. Apenas um oftalmologista de todo o mundo recebe o prêmio uma vez por ano. É um dos prêmios mais importantes de todo o mundo na área da oftalmologia.

Dr. Rubens Belfort teve reconhecimento por contribuir toda a sua vida profissional para prevenção de doenças oculares, envolvimento contínuo internacional na prevenção de cegueira, além de ter inspirado e formado médicos a seguir o mesmo caminho.

Enfim, ele terá o reconhecimento internacional por promover saúde ocular no Brasil e América Latina, incluindo mutirões de catarata e diabetes, pela formação de médicos e residentes, pelas pesquisas que realizou e por projetos sociais que ainda organiza. Um deles é realizado na Amazônia e inclui a criação do primeiro centro de Oncologia Ocular de toda região norte do Brasil. Dr. Rubens está desenvolvendo também diagnósticos e projetos terapêuticos baseados na internet e executando um programa multicentro para promover o fornecimento de óculos gratuitos para idosos.

Em duas semanas, irá fazer uma expedição na Amazônia a fim de levar tratamento ocular para esta população carente. Participarão médicos do Brasil, Portugal, Índia e Estados Unidos, em consultório itinerário montado em um barco, que permitirá levar o mais moderno da tecnologia em cirurgia de catarata até populações ribeirinhas do Amazonas.

Saiba mais sobre a premiação.


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir