Imprimir
 

Cerca de 30% dos entrevistados ouvem música por mais tempo que o permitido

Os adolescentes têm abusado no volume dos fones de ouvido. De acordo com levantamento realizado pela SBO (Sociedade Brasileira de Otologia) e pela Proteste Associação de Consumidores, em São Paulo, cerca de 80% dos adolescentes entrevistados ouvem música com fones de ouvido com volume maior que o adequado.

Para realização do estudo, foram entrevistados 68 alunos de um colégio de São Paulo, com idades entre 11 e 18 anos. A média de altura registrada foi de 92 dB, com pico de 109 dB, quase 24 dB a mais do que o considerado seguro para a audição. Além disso, 21 destes jovens afirmaram ouvir música de duas a quatro horas diárias, tempo considerado excessivo para uso dos fones.

De acordo com o presidente da SOB, Paulo Roberto Lazarini, o descuido dos jovens com a saúde auditiva é mais norma do que exceção no Brasil, em todas as faixas etárias.

- As pessoas só vão ao otorrino quando estão com infecções, dores de ouvido ou perdas auditivas graves. Também costumam ver televisão, ouvir música em volumes muito elevados, o que, em algum momento de suas vidas, causará problemas sérios à audição.

Fones, celulares e infecções podem trazer problemas ao ouvido. Veja os mitos e verdades sobre a audição

Para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, é fundamental que sejam criadas norma de segurança rígidas para o uso de aparelhos de música e fones de ouvido.

- É urgente que sejam definidos limites de volume para estes dispositivos móveis, e que os pais ou outros responsáveis conversem com as crianças e jovens para destacar os riscos de perdas auditivas provocadas pelo som alto.


Autor: Redação
Fonte: R7 Saúde

Imprimir