Imprimir
 

Brasil possui uma das mais altas coberturas vacinais do mundo, com uma oferta de 14 vacinas para 27 doenças

Uma das atrações da 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) é a exposição Vigilância em Saúde no Brasil: resultados, inovações e desafios. Ao todo, estão dispostos 22 painéis com informações sobre as principais ações de vigilância do país. Os trabalhos podem ser visitados no térreo do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, até o fim do evento, no dia 31 de outubro. A realização é da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Entre os temas abordados está o Programa Nacional de Imunização (PNI). O Brasil possui uma das mais altas coberturas vacinais do mundo, com uma oferta de 14 vacinas para 27 doenças. Existem no país 36 mil salas de vacinação, responsáveis por 300 milhões de doses aplicadas ao ano - o que resulta em um investimento de R$ 2,1 bilhões.

Outro tópico é o Plano de Ações Estratégicas (DCNT) lançado em 2011. Acesso a medicamentos, ao diagnóstico de câncer de mama, consumo alimentar, consumo de álcool e tabagismo são abordados. Nos quadros também é possível ver informações sobre emergências em saúde pública. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem monitorado casos de importância nacional e internacional, atuando conjuntamente com Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), nas três esferas de gestão.


Autor: Redação
Fonte: Blog da Saúde

Imprimir