Imprimir
 

Cardiologistas de Campinas participam de palestra sobre o assunto

A Regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – vai promover, no dia 11 de novembro, o encontro “Hipotermia pós-parada cardiorrespiratória: quando e como aplicar”, com palestra do Dr. Agnaldo Pispico, diretor do Centro de Treinamento em Emergência da Socesp. O evento é voltado para cardiologistas e profissionais que atuam na área de emergência.

A técnica de hipotermia é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – para pacientes que sofreram parada cardíaca decorrente de infarto, principalmente, e foram reanimados. Ela permite o resfriamento do corpo para evitar sequelas, entre as quais a mais temida é o derrame.

“A hipotermia consiste em abaixar a temperatura corporal, que normalmente é de 36,4 graus, para um valor entre 32º e 34º que deve ser mantido durante 24 horas. O procedimento é adotado com o paciente em UTI e sob constante monitoramento”, explica o presidente da Regional, Aloísio Marchi da Rocha.

O cardiologista Agnaldo Pispico explica que estudos norte-americanos provaram recentemente que um paciente ressuscitado por massagem cardíaca ou com o uso do desfibrilador passa a ter 33% mais probabilidade de sobreviver e de se recuperar sem sequelas, se for submetido ao resfriamento corporal forçado. “O metabolismo baixa, o organismo trabalha mais devagar e passa a ter mais condições de se restabelecer”, finaliza.

Serviço:

SOCESP Campinas| Hipotermia pós-parada cardiorrespiratória: quando e como aplicar
Data: 11 de novembro de 2014
Horário: das 20h às 22h
Local: SMCC – Rua Delfino Cintra, 63 – Campinas / SP
Inscrições: www.socesp.org.br (SEM CUSTOS)
Informações: (11) 3179-0049 / 0068


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação

Imprimir