Imprimir
 

Procedimento foi realizado com sucesso no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

Um novo procedimento cirúrgico pode devolver conforto aos pacientes que perderam a íris, a parte que dá cor aos olhos. Além de melhorar a visão, o transplante devolve a estética aos olhos. A ausência da íris pode ocorrer de forma congênita ou traumática em função de um acidente.

Estes pacientes sofrem com intensa sensibilidade a luz (fotofobia) e baixa visual, além de afetar a autoestima. Até há poucos anos não havia tratamento para este caso. O implante de íris artificial surgiu recentemente como opção terapêutica principalmente para os casos traumáticos reestabelecendo a anatomia e estética ocular.

Esta tecnologia importada da Alemanha consiste em uma fina lentícula de silicone, pintada a mão, de acordo com as cores e relevos do olho contralateral do paciente. Existe pouco mais de 200 casos implantados no mundo.

Nesta semana, a primeira cirurgia de implante de íris artificial do sul do Brasil foi realizada com sucesso no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, pelo oftalmologista Ramon Coral Ghanem, após longo período de estudos e treinamento.

Este procedimento é específico para pacientes que perderam a íris, não sendo indicado para trocar a cor dos olhos. O acompanhamento pós operatório é muito importante devido ao pequeno número de casos implantados no mundo, porém os resultados iniciais são animadores.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir