Imprimir
 

A caxumba é mais prevalente na zona urbana das cidades e nos meses frios do ano

A caxumba é uma infecção viral infantil que afeta as glândulas salivares, mais comumente as glândulas parótidas, localizadas perto do ouvido. É doença endêmica em todo o mundo e de ocorrência predominante na zona urbana das cidades e nos meses frios do ano.

A doença começa com febre, dor de cabeça, inapetência, mal estar e dores musculares. A dor no ouvido e abaixo da mandíbula começa cerca de 24 horas depois. Nos próximos um a três dias, as glândulas salivares ficarão inchadas e muito sensíveis. O inchaço normalmente diminui após três a sete dias. Algumas vezes, meninos adolescentes têm os testículos inflamados uma semana após o início da caxumba.
Modo de transmissão

A doença é transmitida por contágio direto, pelas gotículas expelidas pelo doente ou por intermédio de objetos recentemente contaminados por sua saliva.
Duração da doença

O período de incubação da caxumba é de 7 a 23 dias (de 14 a 18 dias, na maioria dos casos).

Quem deve ser vacinado?

Indivíduos com 15 meses de idade ou mais. É de grande importância para pré-púberes, adolescentes e adultos que ainda não foram imunizados. A administração após exposição nem sempre é eficaz, mas é recomendada a fim de tentar imunizar definitivamente o indivíduo, caso este não tenha contraído a doença.


Autor: Imprensa
Fonte: MedCenter MedScape

Imprimir