Imprimir
 

Atualmente, a capacidade de atendimento do hospital é de 477 leitos de internação, quando há quatro anos era cerca de 230 leitos

O governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, estiveram na tarde da última quarta-feira (07) em Canoas, onde visitaram o Hospital Universitário. Eles participaram do ato que celebrou os quatro anos da parceria que evitou o fechamento do hospital e possibilitou ainda a ampliação dos serviços. Atualmente, a capacidade de atendimento do hospital é de 477 leitos de internação, quando há quatro anos era cerca de 230 leitos.

Em 2009, com a crise financeira da Universidade Luterana do Brasil, o hospital encerrou suas atividades no mês de abril, reabrindo em junho do mesmo ano com a retomada gradativa dos serviços, conforme contrato tripartite com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde.

Em 7 de Janeiro de 2011, foi assinado convênio de mútua colaboração entre o município de Canoas e a Associação Educadora São Carlos/AESC (mantenedora do Sistema de Saúde Mãe de Deus), para o gerenciamento do Hospital Universitário. Naquela oportunidade, restavam internados na instituição sete pacientes em tratamento.

Em sua fala, o governador José Ivo Sartori salientou que a o esforço das três esferas de governo (municipal, estadual e federal) com a parceria da iniciativa privada, em prol de um serviço público, são “um belo exemplo do que dá certo”, desejando ainda votos de que o sucesso obtido nesses últimos anos prospere cada vez mais.

Por sua vez, o secretário João Gabbardo salientou alguns dados do atendimento do hospital que demostram a qualidade do serviço. “Temos aqui no Hospital Universitário um ambulatório de atendimento especializado em gestação de alto risco, situações que muitas vezes vão determinar que o parto seja feito por cesárea, mesmo assim, dos quase 400 partos mensais realizados aqui, 70% são naturais”, disse. “Isso só consegue ser alcançado em um serviço de excelência”, concluiu.

Hospital Universitário em números

Leitos totais: 477
Referência: 750 mil pessoas em 13 municípios
Pacientes atendidos: 12 mil/mês
Internações: 1,7 mil/mês
Cirurgias: 700 por mês
Consultas eletivas: 13 mil/mês
Consultas no Pronto Atendimento: 2,3 mil/mês


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir