Imprimir
 

Ioga pode ajudá-lo na manutenção do peso mais do que outra modalidade de exercício, afirma estudo recente

A prática regular de ioga pode auxiliar as pessoas a conquista de hábitos alimentares benéficos, bem como na manutenção do peso saudável, afirma um novo estudo.

Pesquisadores da Fred Hutchinson Cancer Research Center, unidade Seattle, identificaram uma relação entre praticantes de ioga e o ato de “comer consciente”. O “comer consciente” define uma série de hábitos que tangem a detecção da fome, seleção de alimento e sensação de saciedade.

Na publicação dos resultados, que se encontram no “Journal of American Dietetic Association”, os pesquisadores afirmam que a prática de ioga diminui significativamente a incidência de obesidade.

Para os cientistas, isso se deve a um desenvolvimento apurado da percepção do corpo. Os “comedores conscientes” não utilizam o alimento para aliviar sentimentos adversos, como ansiedade e depressão.

A ioga diminui ainda suas chances de ganhar peso nos próximos 10 anos, mais que qualquer outra modalidade de atividade física.

Alan Kristal, coordenador do estudo, afirma que a ioga traz ensinamentos importantes para o campo alimentar. “A capacidade de ser calmo e atento, mesmo em situações de desconforto físico, mostra uma outra maneira de agir em situações adversas, que não pela ingestão compulsiva de comida”, conclui.

Segundo o estudo, os resultados podem colaborar em diversos programas de perda de peso e reestabelecimento da saúde, uma vez que a prática de ioga pode ser incorporada como aliada na busca de um corpo saudável.
 


Autor: Guilherm Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: HealthDay

Imprimir