Imprimir
 

Sociedade de Pediatria do RS alerta para que os pais fiquem atentos aos sintomas mais frequentes apresentados pelas crianças

Sentar em frente à televisão bem próximo ao aparelho ou começar a usar o tablet e aproximar o equipamento aos olhos são indícios que os pais precisam ficar atentos. De acordo com a pediatra oftalmologista da Sociedade de Pediatria do RS, Gabriela Eckert, outros sinais, como piscar com muita frequência e franzir a testa também devem ser observados nas crianças.

- Os principais sinais de que a visão da criança está com algum problema são aproximar muito os objetos, aproximar muito para assistir televisão, franzir a testa, piscar com muita frequência, ter cefaleia, tropeçar ao caminhar. As vezes, a criança não apresenta sintomas e mesmo assim precisar usar óculos - destaca Gabriela Eckert.

A especialista lembra que, quando perceber algum destes sinais nos filhos, os pais devem levar os pequenos o mais rápido possível ao oftalmologista. Sem apresentar estes sintomas, as crianças devem ter acompanhamento do especialista em olhos anualmente até os sete anos de idade.

O primeiro exame que a criança faz é na maternidade mesmo, o "Teste do olhinho". Este exame serve para a detecção precoce de doenças oculares graves, como catarata congênita, glaucoma congênito e tumores oculares.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir