Imprimir
 

Nutricionista dá dicas de alimentos úteis para eliminar líquidos

Com a chegada do verão, muitas pessoas passam a se preocupar mais com a forma do corpo. Um importante passo para quem deseja reduzir as medidas é a ingestão de alimentos diuréticos, que aumentam a eliminação de líquidos e, consequentemente, diminuem o inchaço do corpo. “Os alimentos diuréticos auxiliam no controle hídrico e da pressão arterial. Através da diurese adequada são eliminados minerais e toxinas filtrados pelos rins”, explica a nutricionista do Centro Clínico Gaúcho Patrícia de Souza.

Estes alimentos também são ótimas fontes de potássio e magnésio, minerais essenciais para o organismo e que auxiliam no controle hídrico, atenuando a retenção provocada pela ingestão de sódio em excesso. Para esclarecer dúvidas sobre os alimentos diuréticos, a nutricionista responde três perguntas sobre o tema.

Diuréticos são eficazes para a perda de peso?

Por reduzirem a quantidade de líquidos acumulados no corpo o peso diminui, mas esse efeito é significativo principalmente nas pessoas que tendem a reter líquido. Porém é importante lembrar que eles não reduzem a gordura corporal, não havendo dessa forma emagrecimento, na verdade a pessoa diminui o inchaço.

Quais os alimentos diuréticos mais comuns?

O abacaxi é digestivo, fonte das vitaminas A e C, ferro e fósforo. Sua polpa é abundante em água, o que o torna um excelente diurético. A aveia em flocos geralmente não é lembrada por ser um alimento que não contém água em abundância, mas é um diurético, também rica em fibras e minerais. Podemos citar ainda o kiwi, o limão, a maçã, a melancia, o melão, o nabo, o pepino e salsa como ótimos aliados. Deve-se lembrar também que a água é um importante alimento diurético, pois seu consumo adequado evita a retenção de líquidos no organismo.

Existe algum risco para a saúde no excesso de consumo desses alimentos?

A ingestão de frutas e vegetais diuréticos em excesso pode fazer com que o corpo elimine muito líquido, podendo causar desidratação. Por isso, é importante ressaltar que se deve beber ao menos dois litros de água por dia.


Autor: Adriano Pinzon Garcia
Fonte: Prática

Imprimir