Imprimir
 

Estudo indicou que crianças, entretanto, são atingidas com mais frequência

Um nova pesquisa sugere que adultos com mais de 30 anos só têm uma gripe de verdade a cada cinco anos. Apesar de muitas pessoas ficarem doentes com uma frequência bem maior que essa, esses episódios são causados por infecções parecidas com a gripe, explicou a equipe de cientistas composta por britânicos, americanos e chineses.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de voluntários chineses procurando por níveis de anticorpos contra nove tipos de influenza que circularam entre 1968 e 2009.

Eles descobriram que, enquanto crianças pegam, em média, uma gripe a cada dois anos, essas infecções se tornam menos frequentes conforme elas crescem. A partir dos 30 anos, tendem a ocorrer duas vezes por década. De acordo com os pesquisadores, a frequência pode ser diferente em outras populações, mas "provavelmente é a mesma".

— Descobrimos que a infecção por influenza é, na verdade, menos comum entre os adultos do que alguns pensam. Na infância e adolescência é mais comum, possivelmente pelo fato de crianças terem mais contato com outras pessoas — afirmou um dos autores da pesquisa, Steven Riley.

O estado gripal pode ser confundido com o resfriado, causado por outros vírus, como o rinovírus e o coronavírus.

— Existem debates científicos sobre a periodicidade com que as pessoas ficam doentes por influenza. Esta é a primeira vez que alguém reconstruiu a história desta infecção a partir de amostras de sangue dos dias de hoje — afirma Adam Kucharski, também autor do estudo.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir