Imprimir
 

Uma criança morreu e outra está internada em estado grave em razão da doença

Uma morte e outro caso grave de meningite em crianças de quatro e cinco anos, em uma escola no bairro Águas Claras, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deixaram a população local em estado de alerta. Segundo a secretária de saúde do município, Sandra Sperotto, não há motivo para pânico.

— Nós fomos até a comunidade e fornecemos o antibiótico para as crianças que ficaram próximas por bastante tempo daqueles que tiveram a suspeita da doença, outras pessoas que tiveram longo contato fora da escola, além dos professores.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os casos em Viamão foram de meningite bacteriana do tipo B.

A vacina da meningite entrou para o calendário de vacinação em 2009. Contudo, na rede pública, há apenas a vacina para o tipo C. Na rede privada, estão disponíveis os tipos A, C, W e Y. Para o tipo B, ainda não existe vacina no mercado.

Como saber se está com meningite

Fique atento aos sintomas da meningite

Febre alta, dor de cabeça, vômito e rigidez na nuca são sintomas clássicos da doença. No entanto, a secretária exalta a importância de consultar um médico e garante que o sistema municipal de saúde recebeu um informe epidemiológico que alerta sobre a doença. As escolas do município também foram orientadas quanto às medidas de prevenção.

Como a doença é transmitida por meio de secreções orais e nasais, Sandra Sperotto afirma que "o importante nesse momento é manter os ambientes arejados".


Autor: Redação
Fonte: Diário Gaúcho

Imprimir