Imprimir
 

Paciente recebe pela primeira vez em Porto Alegre um stent desenvolvido para ser absorvido pelo organismo

Pela primeira vez em Porto Alegre, um paciente cardíaco recebeu um implante de stent bio absorvível, utilizado para desobstruir artérias coronárias. O procedimento foi realizado sob o comando da Dra. Clacir Staudt, auxiliada pelos médicos Aldo Duarte e Cristiano Cardoso, médicos do serviço de cardiologia do Hospital Ernesto Dornelles.

Diferenciais

Diferente do stent metálico, que é implantado no local da placa de gordura, “aprisionando” essa placa contra a parede do vaso e que permanece definitivamente no corpo, o bioabsorvível é um stent farmacológico com everolimos que possui como plataforma uma estrutura de ácido poli L-láctico (PLLA), fazendo que o material desapareça completamente do organismo num período que varia de dois a três anos.

O stent Absorb possui, também, um dispositivo de controle de temperatura (Tag Alert) para melhor controle da qualidade do produto.

Para o médico Aldo Duarte, o procedimento pioneiro, coloca o Hospital Ernesto Dornelles e o seu serviço de cardiologia na primeira linha das intervenções coronarianas com tecnologia de ponta.

De acordo com o Dr. Cristiano Cardoso, o procedimento com o novo stent é semelhante aos atuais, sendo o principal benefício a ausência do implante de metal no corpo dos pacientes.


Autor: Greyce Malta
Fonte: HED

Imprimir