Imprimir
 

Os principais sintomas de meningite são febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre informou na última terça-feira (17) que não há surto de meningite na cidade.

Desde janeiro de 2015, cinco pessoas foram infectadas pela doença, mas já foram liberadas após tratamento. No ano passado, seis pessoas morreram de meningite em Porto Alegre. Ao todo, 27 casos foram registrados.

A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) diz que realiza busca diária de pacientes portadores da doença em hospitais da Capital, além de manter plantão durante 24 horas para receber novos casos.

Sintomas da doença

Os principais sintomas de meningite são febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. Caso sejam identificados, é importante procurar o serviço de saúde. A transmissão é semelhante a da gripe, por meio de secreções orais e nasais.

Estratégias de prevenção

A higienização é uma das medidas para prevenir a proliferação da meningite. Lavar as mãos com água e sabão e manter os ambientes arejados são recomendados pelas equipes de saúde. Além disso, pessoas que entraram em contato com casos suspeitos tem maior probabilidade de contrair a doença se ficarem mais de quatro horas no mesmo ambiente fechado.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir