Imprimir
 

Com participação efetiva do HMV, Brasil recebeu segundo lugar na premiação Melhor Campanha Mundial de AVC 2014, concorrendo com 45 países e 114 inscritos

O primeiro lugar foi dos Estados Unidos. A campanha brasileira teve grande impacto na melhoria da saúde da população, tanto em prevenção do AVC (Acidente Vascular Cerebral) quanto na chegada rápida do paciente ao hospital.

A chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia da instituição, Sheila Martins, representante da Organização Mundial de AVC no Brasil e coordenadora da campanha no país, atuou diretamente na mobilização da população e dos órgãos de saúde. A doença é a principal causa de morte no Brasil e o principal fator determinante de incapacidade no mundo. O conhecimento sobre os agentes que desencadeiam a doença pode evitar que ela ocorra e, se ela acontecer, as sequelas podem ser diminuídas ou até evitadas se o paciente reconhecer os sinais de alerta e chegar rápido ao hospital preparado para o atendimento.

“Estas campanhas de alerta à população são fundamentais para combater o AVC. No Brasil, as ações de conscientização crescem anualmente, com atividades que são realizadas em todo o país durante o ano e que se intensificam com a proximidade do Dia Mundial de AVC, celebrado no dia 29 de outubro. Essa grande mobilização agrega profissionais e gestores de saúde, jornalistas, associações de pacientes e a população transmitindo o mesmo alerta: o AVC pode ser prevenido e pode ser tratado. Reconheça os sinais. O Hospital Moinhos de Vento é um grande parceiro da campanha nacional desde 2010 e tem sido fundamental para o nosso sucesso, tanto no auxílio à organização quanto no financiamento da campanha”, destaca a médica.

No comunicado oficial do prêmio, Stephen Davis, presidente da WSO (World Stroke Organization), destacou: "Ficamos impressionados com a forma como a Academia Brasileira de Neurologia, a Sociedade Brasileira de Acidente Vascular Cerebral, a Rede Brasil AVC e Associação Brasileira AVC foram capazes de promover a conscientização sobre o tema no Brasil e no mundo".

O tema "Eu me importo. E você." conquistou e incentivou inúmeras pessoas a participarem e compartilharem a ideia. Para reforçar a prevenção, foram promovidas diversas ações, como corridas, caminhadas, lançamento de livros, exposições e atendimentos.

Confira o vídeo da Campanha realizada no Brasil: 


Autor: Redação
Fonte: Hospital Moinhos de Ventos

Imprimir