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De junho de 2001 até junho de 2009, o consumidor brasileiro já economizou R$ 11,5 bilhões com remédio

De junho de 2001 até junho de 2009, o consumidor brasileiro já economizou R$ 11,5 bilhões com remédios, devido aos medicamentos genéricos, segundo estudo da Pró Genéricos, com base em dados do IMS Health.

No primeiro semestre deste ano, o segmento respondeu pela movimentação de R$ 2,015 bilhões, uma alta de 19,4% frente ao montante de R$ 1,688 bilhão apurado em igual período do ano passado.

Em volume, o mercado de medicamentos genéricos cresceu 14,9%, na mesma base de comparação, sendo que foram comercializadas 148,3 milhões de unidades, nos primeiros seis meses de 2009, contra 129,1 milhões no mesmo intervalo de tempo do ano anterior.

Participação

Quanto à participação no total do mercado, em unidades, o setor encerrou os primeiros seis meses do ano em 17,9%, contra 17,1% verificados em junho de 2008. Em valores, houve aumento de 0,4 ponto percentual, passando de 14% para 14,4% em um ano.

No geral, o setor farmacêutico apresentou crescimento de 4,3% no primeiro semestre deste ano, registrando vendas de 828,7 milhões de unidades, contra 794,5 milhões no mesmo período do ano passado.

Ao excluir os genéricos da avaliação sobre o desempenho do mercado farmacêutico, entretanto, o crescimento no volume de unidades comercializadas foi de 2,4%. Para os próximos cinco anos, as estimativas são de que os medicamentos genéricos atinjam 33% de participação no mercado total.


Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Fonte: Info Money

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