Imprimir
 

A partir de sexta-feira, médicos brasileiros formados no exterior podem se inscrever no programa

Nove em cada dez das das 4.146 vagas do programa Mais Médicos 2015 foram prenchidas por profissionais brasileiros formados no país. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que os números superaram as expectativas do Governo.

– É uma enorme satisfação de preenchermos 92% das vagas com médicos CRM Brasil, isso mostra a consolidação do Mais Médicos – disse o ministro.

Chioro ainda afirmou que é “muito provável” que não seja preciso abrir a etapa para inscrição de médicos estrangeiros neste ano e que, nas próximas edições, que seja possível preencher todas as vagas com médicos com CRM brasileira.

A partir de sexta-feira, começa nova estapa para preencher as vagas. Médico brasileiros formados no exterior podem se candidatar para ocupar os 286 postos restantes. Caso ainda reste posições, médicos estrangeiros poderão se inscrever no programa.

O nordeste foi a região que mais atraiu profissionais. Das 1,799 oportunidades, 96% já estão ocupadas. A região é seguida do Sudeste, que ocupou 95% dos postos, Centro-Oeste (93%), Sul (91%), e Norte (68%). Os distritos indígenas já ocuparam 13 (37%) das 35 vagas ofertadas aos médicos.

O perfil dos médicos brasileiros que participam do Mais Médicos 2015 é mulher (54%) de até 30 anos (78%) e solteira. De acordo com Chioro, a maioria dos casos de desistências do programa são de médicos brasileiros com formação no país ou estrangeira que passam no programa de residência. Porém, não informou o número atualizado. 


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir