Imprimir
 

Dieta saudável e prática esportiva são fundamentais para a prevenção

A celulite é uma realidade na vida das mulheres em diferentes graus de intensidade, tamanho e textura. Estima-se que ela atinja cerca de 90% da população feminina, independentemente de idade ou peso. Os principais causadores são a predisposição genética, os fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool e fumo, além do stress.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, a celulite é causada por uma alteração no metabolismo, que faz com que as fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura por debaixo dela puxem a pele para baixo, causando os odiados furinhos.

— A alteração no tecido sob a pele é resultado do acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que endurecem e incham, deixando alguns desníveis na camada externa da epiderme — explica.

Flavia ressalta que a alimentação exerce fator determinante na prevenção e no tratamento do problema.

— Alimentos processados, ricos em gordura, açúcares e carboidratos branco, agem como toxinas no organismo, propiciando o aparecimento da celulite. Por isso, é extremamente importante manter hábitos saudáveis, uma dieta balanceada e combater o sedentarismo — comenta.

Abaixo, a nutricionista lista alguns exemplos de alimentos que podem auxiliar no combate ao problema:

Água

Além de liberar as toxinas armazenadas no organismo, a água ajuda a hidratar a pele e a mantê-la mais espessa e flexível, deixando menos visível a celulite.

Chá verde

O chá verde possui catequinas, substância que previne a degradação do colágeno, componente responsável pela firmeza da pele.

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas, como a laranja, por exemplo, contém bioflavonoides, que melhoram a circulação sanguínea e fortalecem os vasos capilares do corpo.

Peixes

Peixes como salmão, sardinha, atum e truta possuem pouca gordura e são ricos em proteínas e em minerais, que auxiliam no combate à celulite.

Pimenta

O condimento aumenta a capacidade do corpo produzir calor, acelerando, assim, a queima de gordura


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir