Imprimir
 

Doença crônica atinge 30 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia

A hipertensão arterial ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica e assintomática, além de ser fator de risco para outras enfermidades que podem ser fatais, como o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. De acordo com o cardiologista do Hospital VITA Mario Sergio Cerci, a pressão arterial é a força exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, resultante dos batimentos cardíacos. "A pressão arterial impulsiona o sangue pelo corpo, fornecendo oxigênio e nutrientes para o bom funcionamento do organismo", esclarece Cerci.

A doença, que pode ter causas hereditárias também é provocada por estresse, má alimentação, sedentarismo, tabagismo e obesidade, entretanto, com hábitos simples, pode ser evitada. O primeiro passo e, mais importante, é a aferição pelo menos uma vez ao ano da pressão arterial. "Quando a pressão é aferida e não está no ideal, que é 12 por 8, pode ser diagnosticada a pré-hipertensão ou hipertensão", afirma o especialista. A pré-hipertensão, quando já requer cuidados, tem valores entre 12 por 8 e 14 por 9, já a hipertensão é diagnosticada quando a pressão está acima de 14 por 9. Para o cardiologista do Hospital VITA e especialista em Hipertensão Arterial pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, Tufi Dippe Júnior, algumas pessoas devem ficar ainda mais atentas. "Quem apresenta alguns fatores como excesso de peso, tem idade superior a 40 anos ou ainda possui diabetes ou colesterol elevado, deve medir a pressão regularmente", ressalta o médico.

Vestindo a camisa - A SBC lançou a campanha "Eu Sou 12 por 8", com o objetivo de conscientizar a população acerca dos cuidados com a doença que pode causar diversas complicações. A campanha, que foi aderida pelo Hospital VITA a fim de ajudar na conscientização, motivou toda a linha de frente a vestir, literalmente, a camisa "Eu Sou 12 por 8".

Prevenção - A prevenção é feita, principalmente, com hábitos de vida saudáveis. "Praticar atividade física regular, manter uma alimentação saudável, de preferência com baixo teor de sódio, são suficientes para evitar a pressão alta", afirma Dippe. E os mesmos cuidados valem quando a doença já for diagnosticada. "Para controlar a pressão alta, juntamente com o acompanhamento médico, as práticas saudáveis de vida se mostram eficazes", conclui Dippe.

Mais informações:

Corre risco de ficar hipertenso quem:
Consome muita bebida alcoólica;
É fumante;
Tem caso de hipertensão na família;
Está com excesso de peso;
Utiliza muito sal na alimentação;
É diabético;
Não tem uma alimentação saudável.

Principais sintomas:

Sensação de mal-estar ou falta de ar;
Intensa dor de cabeça ou nuca;
Ansiedade ou agitação;
Tontura;
Visão "borrada";
Dor no peito.
Muitas vezes não há sintomas, por isso é importante o controle periódico da pressão arterial.

Prevenção e Tratamento:

Evite ficar parado; o hipertenso deve caminhar mais;
Diminuir ou parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas ;
Ter uma alimentação saudável;
Diminuir o sal da comida;
Manter um peso saudável, procurar ajuda profissional para obter orientações sobre a alimentação;
Consultar o médico regularmente e, principalmente, não abandonar o tratamento, seguindo sempre a orientação e medicação.


Autor: Redação
Fonte: Central Press

Imprimir