Imprimir
 

A tecnologia pode gerar resultados de amostras tratadas em cerca de 10 minutos (por amostra), mesmo se as drogas estiverem presentes em concentrações muito baixas, ou em nível traço

Durante o 20o. Encontro Anual da International Society of Hair Testing (SOHT), encerrado ontem em São Paulo, a Agilent Technologies, uma das maiores companhias globais em tecnologia avançada em medição analítica, apresentou sistemas de cromatografia e espectrometria de massa, que podem ser aplicados para identificar uso de drogas e álcool, a partir de amostras de cabelos, pelos e unhas, pois retêm traços dessas drogas por meses, enquanto que evidências do uso das mesmas drogas em saliva, sangue e urina são removidas do corpo em questão de horas ou dias (caso da saliva).

“A tecnologia avançada da Agilent em cromatografia e espectrometria pode ser aplicada para atender as necessidades de exames toxicológicos que exijam janelas amplas, como mais de 30 dias, de identificação”, afirma Romão Beserra, especialista em sistemas de cromatografia, análises químicas e biociências da Agilent Brasil.

O equipamento Agilent utilizado rotineiramente em pesquisa ou testes forenses, que inclui a identificação de drogas em amostras de cabelos/pelo e unhas, é o modelo 7010, ou 7000 C, um sistema de Cromatografia Gasosa (GC)/Espectrometria de Massa (MS) Triplo Quadrupolo, de alta precisão e produtividade. A identificação pode ser feita também pela tecnologia de Cromatografia Líquida, com o LC-MS/MS 6460 e LC-MS/MS 6495. A tecnologia Agilent em GC-MS/MS também pode ser aplicada para a identificação de ethil glucuronide em amostras de cabelo, como indicador de abuso crônico de álcool.

"Em análise forense e criminal, um dos principais fatores de sucesso é a acurácia. Seja para testar a presença de veneno numa investigação policial, ou para identificar a presença de drogas que melhorem o desempenho de atletas, como nos exames antidoping, ou ainda identificar níveis de drogas de “uso recreacional”, muitas vidas podem depender da precisão e exatidão dos equipamentos utilizados em tais análises”, completa Romão.

Sobre a Agilent Technologies - A Agilent Technologies, uma das líderes globais nos mercados de biociências, diagnósticos e de química aplicada, é a principal parceira dos laboratórios de pesquisa para um mundo melhor. A Agilent trabalha com clientes em mais de 100 países, fornecendo instrumentos, software, serviços e consumíveis para todo o fluxo de trabalho de um laboratório. No ano fiscal de 2014, a Agilent gerou ganhos de US$ 4 bilhões. A companhia emprega cerca de 12.000 pessoas em todos o mundo. Informação sobre a Agilent está disponível em www.agilent.com.


Autor: Alistair Gillespie
Fonte: SPMJ

Imprimir