Imprimir
 

Americanos nascidos em julho e outubro tiveram mais chances de sofrer com asma

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Columbia, de Nova York, nos Estados Unidos, desenvolveu um método para investigar a relação entre o mês de nascimento com a chance de contrair algumas enfermidades. Por meio da observação de bases de dados médicos da cidade americana, especialistas descobriram 55 doenças correlacionadas à época em que o individuo nasceu.

Nicholas Tatonetti, professor da Universidade de Columbia, acredita que os resultados do estudo - publicados no Journal of American Medical Informatics Association - podem ajudar a descobrir novos fatores de risco para certas epidemias, o que pode acelerar novos tratamentos.

Pesquisas anteriores já haviam identificado ligações entre a estação do ano na qual a pessoa nasceu com a chance dela desenvolver doenças como a asma, por exemplo, embora não há indícios de estudos em grande escala sobre o assunto. Esses e outros dados motivaram os cientistas de uma das mais renomadas universidades do mundo a confrontar 1.688 doenças com a data de nascimento e o histórico médico de 1,7 milhão de pessoas. A análise foi realizada entre os anos de 1985 e 2013.

Conforme os resultados, o risco de um bebê sofrer com asma é maior para os que nascem nos meses de julho e outubro. Mas os autores destacam também uma pesquisa dinamarquesa que sugere que a incidência para essa doença seja mais alta para quem nasce em maio e em agosto - quando os níveis de luz solar da Dinamarca se assemelham às da cidade de Nova York em julho e outubro.

Ainda de acordo com o levantamento, as 675 ocorrências de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem estar relacionadas aos nascimentos em novembro. Essa conclusão também foi observada em uma pesquisa realizada na Suíça.

Com o propósito de investigar a variação de resultados, os responsáveis pelo levantamento pretendem ampliá-lo para outras localidades dos Estados Unidos e também do mundo, considerando influências como a mudança de estações e fatores ambientais dos locais.

Os testes também conseguiram associar nove tipos de doenças cardíacas com pessoas que nasceram em maio. Esses indivíduos foram mais propensos a sofrer com fibrilação atrial - tipo comum de arritmia cardíaca, em que o ritmo dos batimentos cardíacos é, em geral, rápido e irregular.

— Apesar de serem resultados significativos, eles não podem criar preocupação na população, pois o risco relacionado ao mês de aniversário é relativamente menor em comparação a outros fatores mais influentes — ressalta Tatonetti.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir