Imprimir
 

A vítima que era moradora do bairro Jardim Betânia, morreu na sexta-feira (6)

A prefeitura de Cachoeirinha confirmou a morte de uma menina de 12 anos por meningite bacteriana. A vítima que era moradora do bairro Jardim Betânia, morreu na sexta-feira.

O secretário municipal de Saúde, Amir Selaimen da Costa, afirmou que um exame confirmou que a menina foi vítima de meningite meningocócica do tipo C.

As aulas foram suspensas nesta segunda-feira na Escola Municipal Alzira Silveira Araújo, que fica no bairro onde a menina morava. O objetivo da prefeitura foi orientar os professores e tranquilizar os pais de alunos.

Uma reunião ocorre na tarde desta segunda-feira para esclarecer a comunidade escolar sobre a morte da menina e mais dois casos suspeitos de meningite no bairro Jardim Betânia. Não há confirmação de que as crianças estudavam na escola. A possibilidade de surto da doença é descartada.

O secretário informa ainda que foi feita a "quimioprofilaxia", que consiste na administração preventiva de antibióticos a familiares e pessoas que tiveram contato direto com as crianças.

Mais uma menina está internada com suspeita da doença no Hospital Conceição, em Porto Alegre, e outra está no Hospital de Clínicas. As idades das crianças não foram divulgadas.

A Secretaria Estadual da Saúde não confirma que a morte da menina de 12 anos em Cachoeirinha foi causada por meningite. A pasta informa que há dois casos suspeitos de meningite no município, que estão sendo analisados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria, o Estado teve seis mortes confirmadas por meningite bacteriana em 2015, o dobro do ano passado. Além disso, uma morte foi causada por meningite viral.

O que é a meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Prevenção à doença

Diante da notificação de um caso de meningite bacteriana, a Vigilância em Saúde realiza uma medida de controle, que consiste em oferecer antibiótico para pessoas que tiveram contato com o caso suspeito.

A vacina contra a meningite bacteriana do tipo C faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. As crianças devem tomar duas doses, aos 3 e aos 5 meses, com reforço ao completar 1 ano de idade. A imunização contra o subgrupo B só pode ser encontrada na rede privada.

Outras medidas podem ser adotadas para prevenir a doença, como a higienização das mãos, além da ventilação dos ambientes.


Autor: Marcela Panke
Fonte: Zero Hora

Imprimir